Tanto em meu consultório quanto em outros trabalhos como palestrante ou voluntária, utilizo uma mistura dos meus conhecimentos em EMDR, Brainspotting e Teoria do Apego. Também ensino a meus clientes o Programa MATES, que dá muita autonomia a quem pratica.

Aqui, compartilho um pouco da minha experiência. Estes são alguns dos trabalhos que mais gosto. Todos voltados para a Teoria do Apego.

Conheça um pouco sobre esse assunto e seus desdobramentos em meu trabalho.

A TEORIA DO APEGO

Em linhas gerais, a Teoria do Apego diz que todos os indivíduos estabelecem vínculos quando criança com seus cuidadores. Esse laço se reflete ao longo da vida em outras relações.

A gente tende a achar que a palavra “apego” é negativa, mas na verdade o apego é essencial em nossas relações. O que precisamos avaliar é o tipo de relacionamento e a forma que o apego se mostra.

Adoção

Esse assunto me enche o coração porque mostra o quanto de amor há no mundo. Em processos de adoção todos precisam de acolhimento e cuidado: pais, filhos, família estendida… 

É um trabalho extenso e que começa antes mesmo do encontro dos membros da nova família formada. 

Assim, além de prestar serviços a instituições cuidadoras de crianças e adolescentes, atendo em meu consultório futuros papais e mamães e também famílias que já estão ‘enamoradas’. #émuitoamor

Trauma

A gente costuma achar que trauma é algo realmente grande na vida da pessoa, como vivenciar um furacão ou um ataque terrorista. Não é bem assim.

Vivemos (e revivemos) traumas o tempo todo. E notamos isso nas pequenas coisas da vida como medo de barata ou dificuldade com matemática.

Mas… a gente pode mudar o rumo dessas coisas na nossa vida (ou pelo menos suavizar seus efeitos) e o melhor: ainda tratar de coisas que a gente nem sabia que existia dentro da gente.

Tudo isso em meu atendimento seja no consultório ou pela Internet. É sempre um momento quentinho e muito seguro

Ferramentas de trabalho

Abordagens terapêuticas são complementos que, nós profissionais da Psicologia, utilizamos para potencializar nosso conhecimento e atuação em nosso trabalho.

Eu me especializei em terapia de base cerebral, uma terapia diferente da mais comum que é baseada na fala.

Trocando em miúdos, a terapia baseada no cérebro utiliza um conjunto de técnicas e conhecimentos que unem o psicológico e o corpo na busca de um resultado mais rápido. Conheça duas das minhas principais ferramentas: o Brainspotting e o EMDR.

Brainspotting

Esta abordagem utiliza a posição ocular da pessoa como porta de entrada para o cérebro e a consequente dissolução de traumas ensinando outro caminho para as sensações e dificuldades vividas.

Vejamos como exemplo o medo de voar de avião. Ao entrar numa aeronave (ou mesmo antes disso) a pessoa revive uma série de experiências traumáticas que vêm à tona automaticamente muitas vezes pela simples menção da palavra “avião”.

Assim, no consultório, vou acessar esse ponto específico no cérebro do cliente por meio da sua posição ocular e “desfazer” essa rede de memórias de forma que outras venham fazer parte da realidade da pessoa.

EMDR

Fato é que a gente não consegue fazer ninguém esquecer de acontecimentos indesejáveis ou mesmo transformar uma memória negativa em positiva, mas…

Podemos, sim, melhorar os efeitos dessa memória em nossas vidas. O EMDR é a ferramenta perfeita pra isso. 

Por meio de movimentos bilaterais (sonoros, visuais ou táteis) acontece a integração dos dois hemisférios cerebrais e… plim! com muita técnica as memórias são rearmazenadas de forma a abrandar e até mesmo eliminar sintomas ruins que a gente sente sempre que entra em contato com um trauma, por mais leve que seja.

PROGRAMA DE REGULAÇÃO DO CÉREBRO MATES

O MATES é uma ferramenta poderosa, também baseada no funcionamento do cérebro, de autorregulação que é a capacidade de cada um voltar ao seu centro sempre que necessário. Por exemplo: como “voltar ao normal” depois de uma notícia ruim? Como voltar a se concentrar nas atividades necessárias depois depois de uma briga? 

Esse “voltar” é, na verdade, reequilibrar-se ou regular-se ou estar no centro, no meio termo. Com esse Programa eu posso ensinar ao meu cliente técnicas que, com a prática, vão se tornar no dia-a-dia a salvação nesses momentos críticos.

O melhor de tudo é que a gente passa a entender porque age como age e conscientemente vai mudando essa ação.