Até meados de 2021 serei Presidenta da Brainspotting Brasil, associação que tem como objetivo a divulgação e fortalecimento dessa abordagem que me impressiona a cada dia.
O desafio é grande, mas a sensação de fazer mais por essa terapia tão brilhante e eficaz fala mais alto.
Divido com essas mulheres maravilhosas a diretoria da Associação Brasileira de Brainspotting.
Eu me encantei pelo Brainspotting em 2016, quando ainda era estudante de Psicologia, tive a oportunidade de trabalhar na equipe de apoio do I Congresso Internacional de Brainspotting, que aconteceu em Buzios, no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, fui muito bem recebida por todos os membros Comissão Organizadora, que em sua maioria, eram pessoas da Diretoria da Associação Brasileira de Brainspotting. Pessoas incríveis que mais tarde eu entendi que foram fundamentais para minha história.
O Congresso reuniu pessoas de vários países e foi magnífico conhecer tantos profissionais comprometidos em proporcionar a cura de traumas mundo afora. Que energia eu senti naqueles dias. Quanto acolhimento em um único lugar. Ficou claro, para mim, que havia algo de diferente na comunidade brainspotter e saí daquela semana intensa com a certeza de que assim que possível faria minha formação.
Chegou, então, a sonhada primeira turma de Brainspotting na minha cidade, Vitória no Espírito Santo. Claro que eu me inscrevi! Fui, feliz da vida, fazer minha formação, empolgada em entrar novamente em contato com aquela energia que senti no Congresso. Não dá pra negar, o Brainspotting nos envolve de uma forma diferente, esse é um relato que também escuto de vários colegas.
Essa terapia transformou minha vida em várias esferas e fui me encantando cada vez mais e entendi que eu precisava colaborar para que o Brainspotting se fortalecesse a expandisse no Brasil.
Em junho de 2018 fui convidada a integrar a Comissão Organizadora do I Seminário Brasileiro de Brainspotting e prontamente aceitei! Foi uma oportunidade maravilhosa de ver os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pelos profissionais brasileiros com as mais diversas contribuições da área da Psicologia e da Medicina. E claro, foi mais uma vez um momento para estar junto de uma comunidade tão querida por mim.
Durante este evento, surgiu o convite para que eu entrasse na chapa da Diretoria para a próxima gestão, 2019-2020. Com um certo frio na barriga, topei o desafio! Ao longo do planejamento para a eleição, tivemos uma mudança grande na estrutura da chapa e agora a vaga para o cargo de Diretor-Presidente estava em aberto. Não sei se tenho uma explicação puramente racional do porquê me dispus aassumir o cargo, mas senti meu corpo todo dizendo que era isso que eu deveria fazer.
Apesar de repentino, foi um dos acontecimentos mais importantes da minha vida profissional. Tem sido uma experiência desafiadora. Mas encontrei pelo caminho parceiras incríveis e estamos sempre juntas contribuindo, cada uma de sua forma, para que cada dificuldade seja superada da melhor forma possível.
Gostaria de expressar minha gratidão e admiração às parceiras de jornada, Ana Amélia, Ligia, Marcia, Sandra e Tânia. Vocês são fundamentais para levar adiante a missão iniciada por nossos predecessores de consolidar a comunidade brainspotter, ampliar os profissionais capacitados em Brainspotting e levar a cura pelo Brasil.
Carolina Guterres